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MAPA – ESOFT – PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE – 53/2023
MAPA – ESOFT – PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE – 53/2023

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construção de um Projeto de Componente de Software baseado em classes, seguindo as informações a seguir:

  1. Descrição geral: como parte da modernização de sua estrutura tecnológica, a empresa “Education Corp” desenvolverá o seu novo software de gestão de pessoas, denominado Sistema para Gerenciamento de Informações de Pessoas (SGIP), com o objetivo de otimizar seus processos internos relacionados aos funcionários. O objetivo é ter um sistema centralizado para gerenciar informações dos colaboradores, facilitar o acompanhamento de dados, automatizar tarefas, melhorar a eficiência do departamento de recursos humanos e se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  2. Requisitos:
    2.1 Cadastro de funcionários
  • O sistema deve permitir o cadastro de funcionários, incluindo informações pessoais (nome, data de nascimento, sexo, identidade, cpf e matrícula), informações de contato (endereço, telefone e e-mail) e dados específicos da empresa (cargo, departamento, data de admissão e salário).
  • O sistema deve suportar a inclusão de documentos importantes, como currículos, contratos de trabalho e documentos de identificação.
  • Deve haver uma funcionalidade para definir e atualizar as informações de acesso e permissões dos funcionários no sistema.
    2.2. Gerenciamento de folha de pagamento
  • O sistema deve permitir o cálculo e o registro das informações relacionadas à folha de pagamento, incluindo salários, benefícios, descontos, impostos, horas extras e faltas.
  • Deve ser possível gerar relatórios e demonstrativos relacionados à folha de pagamento, como holerites, resumos de descontos e relatórios para fins contábeis.
    2.3. Controle de ponto
  • O sistema deve possuir funcionalidades para registrar o controle de ponto dos funcionários, incluindo marcação de entrada, saída, intervalos e horas trabalhadas.
  • Deve ser possível visualizar e gerar relatórios relacionados ao controle de ponto, como registros diários, resumos semanais e relatórios de horas extras.
    2.4. Administração de benefícios
  • O sistema deve permitir o gerenciamento dos benefícios oferecidos aos funcionários, como plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte.
  • Deve ser possível cadastrar os benefícios disponíveis, vincular funcionários a esses benefícios e registrar as informações relevantes, como valores e datas de utilização.
    2.5. Gestão de treinamentos e desenvolvimento
  • O sistema deve possibilitar o registro e o acompanhamento de treinamentos, cursos e programas de desenvolvimento oferecidos pela empresa.
  • Deve ser possível cadastrar os treinamentos disponíveis, registrar a participação dos funcionários, gerar relatórios de acompanhamento e avaliar o impacto desses treinamentos no desempenho dos colaboradores.
    2.6. Relatórios e análises
  • O sistema deve fornecer funcionalidades para a geração de relatórios e análises relacionadas aos dados dos funcionários, como informações demográficas, turnover (rotatividade), absenteísmo e desempenho.
  • Deve ser possível personalizar os relatórios e exportá-los em PDF e Excel.
    2.7. Segurança e privacidade
  • O sistema deve garantir a segurança dos dados dos funcionários, implementando mecanismos de
    autenticação, controle de acesso e criptografia das informações.
  • Deve estar em conformidade com as leis de proteção de dados e privacidade, como a Lei Geral de
    Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, ou outras regulamentações aplicáveis.

Com base no que foi exposto e em seus conhecimentos sobre Projeto de Componente de Software
baseado em classes, responda o que se pede:
Primeira parte:
1 - Identifique todas as classes de projeto correspondentes ao domínio do problema.
2 - Construa um diagrama que represente as classes de domínio da aplicação.
3 - Quais princípios elencados em Pressmann (2011, p. 262) são identificados nesse modelo?
Segunda parte:
Elabore todas as classes de domínio de infraestrutura. Alguns exemplos de componentes classes de domínio de infraestrutura são: Classes de Acesso a Banco de Dados, Classes de Integração com Serviços Externos, Classes para Manipulação de Arquivos e Classes para Registros de Eventos.
1 - Construa um diagrama que represente essas classes e que faça sentido no contexto do sistema.
Terceira parte:
Elabore representações comportamentais para os elementos mais significativos do sistema em questão. Uma forma de realizar a tarefa é a partir da construção de diagramas UML como: Diagrama de Sequência, Diagrama de Estado ou Diagrama de Atividades.
1 - Escolha aquele(s) que mais se adapte(m) ao sistema que deve ser representado e justifique sua escolha.


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