Devcode
MAPA – ESOFT – ESTRUTURA DE DADOS II – 52/2023
MAPA – ESOFT – ESTRUTURA DE DADOS II – 52/2023

Entre em contato pelo ícone do whatsapp


Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Nesta atividade, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
Você percebe, dentro do seu dia a dia, quantas vezes você procura por algo? Buscas, pesquisas,
investigações estão no cerne do dia a dia de qualquer profissional. Ao tratar de profissionais da área da tecnologia, isso é ainda mais gritante. Perceba o quanto os computadores, tablets, smartphones e todo e qualquer dispositivo computacional realiza buscas a todo momento.
Assim, uma das formas mais eficientes de se efetuar pesquisa em um arranjo sem a necessidade de memórias auxiliares é a busca binária. A estratégia consiste em comparar a chave de busca (dado que procuramos) ao elemento do meio do arranjo (vetor). Se forem iguais, a busca terá terminado com sucesso, e o algoritmo retornará a respectiva posição na qual o elemento foi encontrado. Caso contrário, o vetor será divido em duas metades, e a pesquisa será repetida na metade “inferior”, se a chave de busca for menor do que o valor do meio do arranjo, ou na parte “superior”, se a chave de busca for maior. A cada iteração, a busca binária reduz a quantidade de possíveis candidatos pela metade. Isso faz com que a velocidade de busca seja extremamente rápida, já que, em tese, o algoritmo implementa uma heurística que elimina a necessidade de investigar porções do vetor cuja busca seria infrutífera.
Observe o código-fonte a seguir, que implementa a busca binária:

int buscaBinaria(int arranjo[], int i, int f, int chave)
{
if (f = i)
{
int meio = i + (f - i)/2;
if (arranjo[meio] == chave)
return meio;
if (arranjo[meio] chave)
return buscaBinaria(arranjo, i, meio-1, chave);
return buscaBinaria(arranjo, meio+1, f, chave);
}r
eturn -1;
}
Com base no trecho de código anterior e em seus conhecimentos sobre estruturas de dados lineares, responda o que se pede:
a) Caso a chave de busca seja um valor que está ausente dentro do arranjo, qual é o valor que a função buscaBinaria() retornará?
b) Para que essa busca funcione, o arranjo precisa, necessariamente, estar ordenado? Em qualquer caso, positivo ou negativo, explique o motivo.
c) Para que essa busca seja rápida, é preciso aplicar ela em um arranjo estático? Em qualquer caso, positivo ou negativo, explique o motivo.
d) Imagine que essa função precisa ser invocada dentro da função main() de um programa em C.
Dessa forma, escreva a linha de código (apenas uma linha) que invocaria essa função para realizar a busca em um arranjo denominado VET, que possui 10 elementos e que a chave de busca é igual a 15.


Entre em contato pelo ícone do whatsapp